Quando os sinais de envelhecimento no seu rosto começam a incomodar, o facelift pode ser a solução ideal. Tal procedimento cirúrgico tem como objetivo melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, tais como:
* Flacidez na pele do rosto
* Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores
* Pregas profundas que saem do nariz e vão até o canto da boca
* Perda de tônus muscular na face inferior - podem criar sobras de pele
* Pele solta e gordura em excesso sob o queixo e mandíbula, que pode fazer uma pessoa, mesmo de peso normal, parecer ter um queixo duplo
Procedimentos de rejuvenescimento normalmente realizados em conjunto com um lifting são: elevação da sobrancelha, para corrigir uma depressão profunda ou enrugada da fronte, e cirurgias das pálpebras, para rejuvenescer olhos envelhecidos.
O facelift só pode ser realizado cirurgicamente. Tratamentos de rejuvenescimento não-cirúrgicos não conseguem alcançar os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que um lifting torna-se necessário e complementar os resultados da cirurgia.
O facelift passo a passo
Passo 1 - Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa com anestesia local e anestesia geral. Durante a consulta, será recomendada a melhor escolha para o seu caso.
Uma variedade de outros procedimentos pode aumentar ainda mais o resultado de um lifting. Eles incluem: * Implantes faciais * Técnicas como a dermoabrasão, para melhorar tom e textura da pele * Injeções redutoras de rugas
Passo 2 - A incisão
Dependendo do grau de mudança e das áreas da face, as quais serão abordadas, temos como opções: o lifting, minilifting e lifting de pescoço.
O lifting tradicional, muitas vezes, começa na borda do couro cabeludo e segue em volta deste pela orelha e em suas extremidades inferiores. O tecido gorduroso pode ser esculpido ou redistribuído a partir da face, pescoço e mandíbula, e o tecido subjacente é reposicionado. Comumente as camadas mais profundas da face e os músculos são também enrigecidos.
A pele é tracionada até os limites de contornos e o seu excesso é eliminado. Uma segunda incisão abaixo do queixo pode ser necessária para melhorar ainda mais a aparência de um pescoço envelhecido. Suturas ou adesivos cutâneos são usados para fechar as incisões.
Uma alternativa para o lifting tradicional é o minilifting, que utiliza incisões menores em torno das orelhas e, possivelmente, nas pálpebras inferiores ou sob o lábio superior.
Já quando a situação é pele em excesso sobre a mandíbula, perda da pele do pescoço ou acúmulo de gordura abaixo do queixo, um lifting de pescoço será o procedimento mais adequado. No lifting de pescoço a incisão começa muitas vezes na frente do lóbulo da orelha e contorna a parte posterior, terminando no canto inferior do couro cabeludo.
Passo 3 - Sutura das Incisões
Uma vez cicatrizadas as linhas de incisões, estas coincidirão com o contorno do couro cabeludo e com as linhas naturais da face.
Os Resultados
Os resultados visíveis de um facelift aumentam gradativamente com o desinchaço e absorção das equimoses. O resultado final deverá não só restaurar uma aparência mais natural e juvenil, como também ajudar o paciente a elevar sua autoestima.