A labioplastia é o procedimento cirúrgico efetuado na parte externa da genitália feminina, nos pequenos lábios genitais. Seu objetivo é reduzir e reformular tais lábios. São variadas as razões pelas quais a mulher recorre a esta cirurgia.
A quem se destina a cirurgia íntima
Muitas são as mulheres nascidas com os lábios genitais muito grandes, irregulares, ou assimétricos. Algumas desenvolvem seu alongamento como resultado de parto ou de envelhecimento. Isto representa não só um problema estético, mas, sobretudo, um impedimento funcional. Mulheres com os lábios grandes e irregulares ficam desconfortáveis ao usar roupas de banho, roupas justas ou mesmo shorts. Outras sentem dor ou irritação durante o coito ou mesmo seu prazer sexual diminuido.
Algumas mulheres desenvolvem muito a labia majora (lábio externo), como resultado do ganho de peso. Isto se torna um incômodo perceptível quando elas vestem calças apertadas ou trajes de banho. Outro problema é a retenção de humidade, que pode provocar irritação da pele e, inclusive, infecções diversas.
A cirurgia
A cirurgia tradicional é realizada sob leve anestesia, leva cerca de uma hora e apresenta pouca dor ou desconforto à paciente. Preserva-se ao máximo o contorno natural, pigmentação, e sensibilidade dos pequenos lábios, com o mínimo de cicatrizes. Durante o procedimento, pequenas incisões são feitas para remover o excesso de tecido ou mesmo as bordas dos lábios menores. Suturas são utilisadas para fechar as incisões e dissolvem-se dentro de algumas semanas.
Já no procedimento mais moderno, através de lipoescultura e lipoaspi-ração, a protuberância dis-forme da labia majora é reduzida sem deixar cicatrizes externas, preservando ao máximo as sensações genitais. O re-sultado é uma aparência bastante natural.
Os resultados
Após a labioplastia, as pacientes podem regressar ao trabalho dentro de alguns dias. A cirurgia apresenta pouco trauma no local e a paciente pode tomar banho no dia seguinte. Não há pontos a remover e relações sexuais são permitidas dentro de três a quatro semanas. Na maioria dos casos, a cicatriz resultante é praticamente imperceptível e as pacientes costumam ficar muito satisfeitas com os resultados finais.