A redução das mamas é também conhecida como ginecomastia, termo médico que vem das palavras gregas para "mamas como a da mulher". Embora não seja muito comentado, o problema é mais comum do que parece e afeta um número estimado de 40% a 60% dos homens. Em alguns homens afeta ambas as mamas, em outros apenas uma.
Certos medicamentos e problemas médicos têm sido ligados a mama masculina excessiva, mas na maioria dos casos não existe uma causa conhecida.
A técnica da lipoaspiração tumescente costuma ser a mais indicada para corrigir o problema. A lipoaspiração é uma ferramenta eficaz para a reti-rada definitiva do excesso de gordura localizada e pode restaurar um contorno torácico mais enxuto e masculino.
O procedimento
A lipoaspiração para ginecomastia pode ser realizada tanto sob anestesia geral, quanto local com sedação. O cirurgião irá indicar a melhor opção para cada caso.
Na sala de cirurgia, a pele é limpa com antisséptico e uma injeção de anestésico local é administrada. Em seguida, são realizadas pequenas in-cisões (2-3 milímetros) e uma solução contendo substâncias anestésicas é injetada no tecido adiposo.
Após a área estar totalmente anestesiada, a gordura é removida com uma cânula fina, que é ligada por um tubo a uma máquina de forte sucção. Quando a lipo é realizada sob anestesia local, o paciente é convidado a mudar de posição algumas vezes, para dar ao cirurgião um melhor acesso aos depósitos de gordura. Ao final do processo, almofadas absor-ventes são aplicadas sob pressão na área da cirurgia e o paciente é levado ao seu quarto.
Os resultados
Ao final do processo de cicatrização a grande maioria dos pacientes ficam surpresos com os bons resultados e aumentam sua autoestima ao constatar seu novo contorno peitoral.